Comunidade Evangélica Rocha Viva

Manual Bíblico do Jovem

1° A Função do grupo de jovens

2°A Unidade - O jovem avivalista ama união

3°Minha posição em relação ao grupo

 

 

4°Minha posição em relação ao líder

*Comunicação entre o grupo*

5° Conselhos Bíblicos pra vida diária do Jovem Cristão:

Tópico A – B – C – D

 

“Este manual possui total fundamento na palavra de Deus para edificação do corpo de Cristo , destinado a todos os jovens cristãos que venha a fazer parte da comunhão do grupo de jovens para :

Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. – Efésios 3:18-19

Que Deus abençoe a todos.

Amém.

1°A Função do grupo de jovens é :

Estabelecer a formação de um corpo de membros com jovens da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico para :

A) Juntos exaltarmos o Senhor e engrandecer seu nome. (Salmo 34:3)

B) Manter comunhão uns com os outros e nos amarmos sempre. (I João 4:7)

C) Sempre estarmos unidos com todas as áreas da igreja para ajudarmos

(Efésios 4:15-16 e I Coríntios 12:12)

2°A Unidade – O Jovem Avivalista ama a união

Ter unidade significa que todas as nossas atividades devem ser para o bem de todos promovendo a união:

- Na união existe crescimento e relacionamento – (Atos 2:44-47)

- Na união existe amor – (I João 4:20-21)

- Na união não buscamos agradar a nós mesmos, mas preferimos antes agradar e ajudar outras pessoas e o grupo – (Atos 4:32) – ( Romanos 15:3).

- Na união existe o fortalecimento - (Atos 5:14).

- Na união existe a alegria do Senhor - (Neemias 8:10).

E o jovem avivalista é unido com o grupo e a igreja porque: Deus é amor e o amor é de Deus.(I João 4:16).

3° Minha posição em relação ao grupo de jovens

Existe várias considerações bíblicas para nossa função dentro de um grupo. Eis algumas delas :

a) Considere cada pessoa do grupo superior a si mesmo – (Filipenses 2:3).

b) Participar o máximo possível das atividades do grupo de jovens. (Tiago 2:17).

Afinal, que adianta ser do grupo e não participar?

4° Minha posição em relação ao líder

Todo grupo tem um líder para administrá-lo, guiar e ensinar. Existe uma conduta que cada discípulo de Jesus Cristo deveria ter com o líder de sua área.

A) Respeite o seu líder e fique atento às suas ordens, ensinos e instruções.

(I Tessalonicenses 5:12-13)

B) Jamais se rebele contra seu líder – (I Samuel 15:22-23)

* Leia a história da rebelião de Corá em Números 16.

C) Examine sempre se teu líder ensina a palavra de Deus de acordo com a Bíblia – (Atos 17:11).

D) Procure sempre seu líder para se aconselhar, especialmente se houver alguma dúvida sobre a Bíblia, ou tiver dificuldade pra entender alguma coisa na sua vida.

(Deuteronômio 17: 8-13).

"Comunicação entre o grupo"

I Timóteo 6:18

“Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam COMUNICÁVEIS;”

Leia :Romanos 12:13, Hebreus 13.16

Coloco este assunto em destaque, pois hoje em dia muitas pessoas no mundo fazem atividades sem avisar o seu responsável; se tem algo que queremos fazer no grupo, avise o líder da sua área. Caso não possa comparecer a um evento, tenha idéia de mobilizar um grupo pequeno de jovens, ou opiniões e sugestões, seja comunicativo e avise, assim como também os líderes devem avisar o grupo em tudo que for feito.

5° Conselhos Bíblicos para a vida diária do Jovem Cristão

Tópico A - Família

(I Timóteo 5:8)

A Bíblia declara que todo cristão deve ajudar sua família (ainda que você seja o único cristão da sua família). O jovem cristão deve ser exemplo para os familiares, com a finalidade de ganhá-los para Jesus. Nunca se conforme com as atitudes de familiares que podem ser erradas, claro! Mas também não confronte ou se rebele, procurando equilíbrio e paz, pois a palavra calma desvia todo tipo de raiva.

Tópico B- Amizades

(Salmo 1:1 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores”)

O Salmo 1:1 contêm a fórmula para selecionar amizades: podemos e devemos ter amigos que não são cristãos, desde que você não tenha as mesmas atitudes. Uma dica para saber se a amizade é saudável seria identificar quem está influenciando a relação: você ou teu amigo.

Não siga os conselhos maus e não fique compartilhando coisas que zombam da vida das pessoas. Mas também não fique fechado ao círculo de amizades da igreja. Afinal Jesus tinha muitos amigos “de fora”, com a intenção de resgatá-los do mundo presente.

Detalhe: Aproveite a oportunidade da amizade para evangelizar, fale de Jesus para a pessoa que ainda não O conheça.

Tópico C - Namoro

(I Coríntios 6:14 “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?”)

Evitar um namoro com uma pessoa não cristã não significa que temos preconceito com elas. Ao contrario, AMAMOS TODAS AS PESSOAS. Namorar um cristão parte de um conceito e não de uma discriminação contra pessoas. Respeitamos a todos como elas são. Deus não faz acepção de pessoas e muito menos os cristãos. Ninguém é melhor que ninguém.

Voltando ao assunto: Muitas pessoas, por não darem ouvidos ao que Deus diz na sua palavra, hoje estão casados com pessoas que não conhecem a Jesus. Este casamento muitas vezes dificulta a comunhão com a igreja, e em casos extremos, os cônjuges proíbem e desencorajam a frequência nos cultos e atividades. Assim, os cristãos ficam tristes por verem sua fé sufocada pela pessoa mais próxima e querida que possuem.

O namoro cristão é a fase onde conhecemos a pessoa com quem casaremos. Um cristão inicia um namoro pra casar e não para ver se vai dar certo. O objetivo do namoro é o CASAMENTO !!!

Aproveitamos para esclarecer que as relações intimas (sexo) são reservadas por Deus ao CASAMENTO. No namoro se recomenda apenas a carícia do beijo e abraços não exagerados. O beijo é uma carícia que deve ter atenção e vigilância. Detalhe que o famoso “FICAR” sem compromisso, não agrada ao Senhor. Sem santidade ninguém verá o Senhor (HEBREUS 12:14).

Portanto, fica claro que todo aquele que comete sexo antes do casamento, comete um pecado chamado fornicação, e os fornicadores não herdarão o reino de Deus (Apocalipse 21:8).

Tópico DConselhos gerais ...

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine”. (I Coríntios 6:12)

Quanto às demais coisas como : Músicas , qual ouvir ?  /  Filmes qual ver ?  /  Programas de TV ,qual assistir ?

Tudo isso nos é permitido, porém pergunte a si mesmo qual é saudável ou não. Ou melhor, pergunte ao Espírito Santo, que é nosso Conselheiro.

A música foi criada por Deus, e ouvir música não é pecado. Existe muitas músicas que falam do amor de um homem por sua esposa, músicas que reivindicam justiça social sem rebeldia, músicas alegres que auxiliam nossos filhos a conhecer e interagir com o mundo em que vivemos.  Mas sempre que pudermos, se conseguirmos uma seleção de músicas que sirvam para edificar teu dia, tua família, colegas da escola ou do trabalho, por que não?

O mesmo vale para televisão. Muitos programas são bons para a juventude, os jornais com informação e esportes por exemplo. Mas existem programações que demonstram cenas indecentes , palavras ofensivas , muita violência , entre outros. Procure programações familiares , filmes que não possuem sensualidades e nem muita violência, para que consiga se divertir, relaxar, aprender, sem ferir ao Espírito Santo.

Evite o que for mau aos seus ouvidos , ruim aos seus olhos , e tome cuidado com o que te atrai.

Meu desejo e oração é agradecer a Deus pela tua vida, dom supremo a nós concedida, e que possamos viver de modo santo e equilibrado usando os bons conselhos que temos na  Palavra de Deus .

Amém

Fonte: Portal da Escola Bíblia

 

 
| Home Artigos e Estudos Manual Bíblico do Jovem