Comunidade Evangélica Rocha Viva

Eu te conhecia de ouvir falar,agora te conheço de contigo andar.

 

Eu te conhecia de ouvir falar, agora te conheço de contigo andar.

 

Texto: Jó Cap. 1:1-12; Cap. 42:1-6

Na terra de Uz vivia um homem chama­do Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal.

2 Tinha ele sete filhos e três filhas,

3 e possuía sete mil ovelhas, três mil came­los, quinhentas juntas de boi e quinhentos jumentos, e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente.

4 Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles.

5 Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto[1] em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham, lá no íntimo, pecado e amal­diçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó.

6 Certo dia os anjos[2] vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás[3] também veio com eles.

7 O Senhor disse a Satanás: “De onde você veio?” Satanás respondeu ao Senhor: “De perambular pela terra e andar por ela”.

8 Disse então o Senhor a Satanás: “Repa­rou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.

9 “Será que Jó não tem razões para temer a Deus?”, respondeu Satanás.

10 Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.

11 Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.

12 O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele”. Então Satanás saiu da presença do Senhor.

 

CAPÍTULO 42

1 Então Jó respondeu ao Senhor:

2 Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

3 Tu perguntaste: “Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento?”Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber.

4 Tu disseste: “Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá”.

5 Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

6 Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.

 

INTRODUÇÃO:

Irmãos nesta noite vamos falar sobre a vida de Jó, um homem que tinha como qualidades do seu caráter integridade e retidão e que o Senhor conhecia o coração de Jó, sabia na sua onisciência que era um homem justo e íntegro, onde sua fé estava fundamentada não nos bens que possuía, nem na posição social que ocupava, mas sim no único e verdadeiro Deus que fez os céus e a terra. Segundo historiadores este livro foi escrito aproximadamente 2000 anos A.C, é classificado como um livro poético e a sua finalidade principal é responder uma única questão onde está firmada a nossa fé?

Muitos questionam os motivos das pessoas boas sofrerem?

DESENVOLVIMENTO:

JÓ era um homem temente a Deus, tanto que ao pensar que de alguma forma seus filhos ao se reunirem poderiam ter cometido algum pecado, ou ofensa a Deus, Jó levantava-se de madrugada mandava que se purificassem e oferecia sacrifícios e holocaustos em favor de cada um deles. Verdadeiramente um homem de caráter no mínimo exemplar, seja como chefe de família, nos negócios, uma vida suprida em todos os aspectos sejam espiritual, emocional e financeiro, porém ao lermos o livro de Jó, vemos que os seus maiores medos acabaram por vir em sua vida, tudo porque foi vítima de um embate que ocorrera no mundo espiritual, sendo conhecida por muitos como a 1 provação de Jó, como lemos no versículo 6, Satanás ao se apresentar é indagado pelo Senhor e responde que estava passeando e observando o que acontecia na terra, então Deus fala observaste meu servo Jó, homem temente e que se desvia do mal, então o inimigo lembra que Ele só é assim porque Deus o cercara de bênçãos, mas queria ver se ele fosse acometido por males e perdesse tudo o que havia recebido, Então DEUS como é Onisciente conhecia o coração de Jó e sabia que sua fé não estava firmada no que possuía e sim Naquele que Ele cria.

Sabe o que eu aprendo com isso irmãos que o inimigo acha que nos conhece, mas somente Deus é quem sonda os nossos corações e sabe verdadeiramente quem somos, e o inimigo somente pode ir até onde o Senhor permite, e eu não sei como você chegou aqui nesta noite, não sei se os seus sonhos acabaram, quais são os seus medos, se você chegou aqui sem esperança, família destruída, pensando em desistir, mas eu sei que assim como Deus mudou a situação de Jó, ele pode mudar a sua situação nesta noite se você crer, pois a palavra de Deus diz que aquele que se aproxima de Deus, precisa crer que Ele é galardoador dos que o buscam, em outras palavras é preciso ter fé.

Prova após prova, Jó perde seus filhos, perde sua riqueza, sua saúde, mas não perde o mais importante e que nos mantem vivos que é a nossa fé, Jó viu seus maiores medos se tornarem realidade, mas em nenhum momento desistiu de crer que Deus assim como o cercara de bens, tinha total direito de tirar seus bens e tudo que pertencia, inclusive sua vida, por isso permaneceu firme, amaldiçoou até o seu dia de nascimento, mas jamais ousou proferir nenhuma palavra que desagradara a Deus.

Fazendo um paralelo com os dias de hoje, independentemente da situação que você esteja vivendo, saiba que assim como Deus permitiu isso na vida de Jó, por que Deus conhecia quem ele era e queria preparar Jó para adquirir mais experiência e construir um relacionamento de mais intimidade com Jó, assim ele é na sua vida quer estabelecer um relacionamento mais profundo conosco nesta noite, para que assim como Jó Disse no DEUS era bom e que antes de sua experiência ele conhecia Deus de ouvir falar, após atravessar esse período ele hoje conhecia a Deus não apenas de palavras, mas agora de andar com Deus, de ter experiências e relacionamento.

Jesus disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos, como você está se relacionando com esse DEUS, Saiba que ele vai mudar a sua história, basta apenas você crer e independente da situação que esteja vivendo, venha desenvolver esse relacionamento com Ele e você verá que assim como ele tornou o segundo estado de Jó duas vezes mais, ele vai restituir na sua vida, tudo aquilo que você tem perdido, quer na área emocional, espiritual e natural.

Conclusão:

Mas para isso se tornar uma realidade você precisa aproximar-se dele, guardar a sua fé, não desfaleça, sabe igreja muitas vezes quando estamos vivendo os piores momentos de nossas vidas, sempre vai aparecer aqueles amigos, que vão querer falar você não tem mais jeito! Desiste irmão! É assim mesmo! Aceite que seus sonhos acabaram! Se você está passando por isso é por que de alguma forma você é merecedor! Quero te dizer uma coisa, assim como os amigos de Jó, que tinham em suas conclusões até alguns motivos justificáveis para responder a pergunta que por que o justo sofre? Mas é nessa hora que Jó é justificado em Deus, pois sabia do seu caráter e que não havia cometido erros para tamanha tragédia, não conseguia entender o porquê estava passando por isso, mais a partir do momento que reconhece quem ele é, e quem era O DEUS que ele servia e que somente Deus poderia mudar sua sorte e ora ao Pai, Deus responde sua oração e se indigna com as atitudes dos amigos de Jó, e assim só perdoa os amigos de Jó, após a intercessão pelos seus amigos e que ELE começa a mudar a sorte de Jó, eu não sei quanto tempo demorou para Deus reconstruir a vida de Jó, mas assim como Ele fez com ele quer fazer com você nesta noite, portanto se existe alguém em nosso meio nessa noite que ainda não entregou sua vida a Jesus ou que por algum motivo se afastou do Senhor, venha aqui a frente tome a decisão de se reconciliar com Deus por intermédio do sacrifício da Cruz de Cristo e com certeza você vai se relacionar com Deus e ele vai escrever uma nova história na sua vida e você vai poder dizer Senhor sei que TUDO PODES e que nenhum dos teus planos podem ser frustrados, me perdoe Senhor pelo que falei acerca do que não conhecia, pois agora sei que antes te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem, portanto irmãos guardem a fé irmãos e creiam que Deus não somente pode, mas quer mudar a sua história basta apenas uma atitude sua venha para ELE, pois ele TE CHAMA. 

 
| Home