Comunidade Evangélica Rocha Viva

Treinamento para a verdadeira vida

MATEUS 4:18-19

 

Andando a beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.

E Jesus disse: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens"

INTRODUÇÃO - Meu amigo! Alguma vez você já se perguntou; qual é a melhor maneira de viver a vida? Qual é a coisa mais importante para fazer na vida?

A vida moderna é levada numa correria tão grande devido às inúmeras responsabilidades que temos, que é raro pararmos para nos questionar se estamos vivendo dentro da escala de prioridades de Deus.

Pois bem! No texto lido podemos observar que Pedro e seu irmão estavam vivendo de acordo com aquilo que eles enxergavam da vida. Dentro dos limites do que eles entendiam como necessário.

Houve outras pessoas que Jesus chamou para segui-lo. Dentre eles. Mateus e Zaqueu que eram cobradores de impostos e Lucas que era médico.

Pare um pouco e pense: Quais eram as suas prioridades, quando Jesus Cristo te chamou para segui-lo? O que mudou em sua vida desde este dia? Será que não é hora de reavaliar tua vida?

Não estou dizendo que você deve tomar uma atitude radical e parar tudo o que você faz na vida, mas sim que amar a Deus acima de todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo é o mandamento número um.

Vamos ler novamente o versículo 19, e assim entenderemos o que Jesus quer que mude em nossas vidas. "E eu os farei pescadores de homens"

Este ensino vai girar em torno destas palavras de Jesus Cristo. Então podemos concordar com o título "TREINAMENTO PARA A VERDADEIRA VIDA"

Sempre foi a prioridade de Jesus salvar os perdidos. O tempo que Ele passou aqui na terra vivia pescando homens. E vendo que era grande a multidão que precisava ser alcançada começou a treinar outros homens para fazer a mesma coisa que ele (MT 9:35-39).

Podemos entender então que as pessoas que Jesus chama devem priorizar as mesmas coisas que ele. (MT 6:19-34, Hb12:1-3, 2 Timóteo 2:4)

Jesus Cristo chama salva e treina para vivermos a vida verdadeira

Este treinamento ocorreu na vida dos discípulos da seguinte forma:

Jesus Cristo passou três anos e meio com eles. Assim dava a eles ensinamentos e exemplos de como se viver dentro da vontade de Deus.

Ele ensinava na teoria e na prática; orando, evangelizando e também curava os enfermos e libertava as pessoas possuídas por demônios.

Depois que ele percebeu que os discípulos estavam bem instruídos, os enviou para o treinamento prático (Mt 10 - Lc 10:1-20).

OBS: Existe um princípio importantíssimo para a aprendizagem que diz: O aluno aprende; 10% daquilo que ouve, 30% daquilo que vê, 50% daquilo que ouve e vê, 70% daquilo ouve, vê e diz, 90% daquilo que ouve, vê, diz e faz

Como ocorre este treinamento em nossa vida? Jesus Cristo sempre será o nosso mestre neste treinamento, mas ele usa as pessoas mais experientes para nos discípular. Podemos entender o discipulado da seguinte forma:

"E uma relação comprometida e pessoal, onde um discípulo mais maduro de Jesus Cristo, ajuda a outros discípulos a aproximarem-se mais dele e assim reproduzirem"

Desde a minha conversão em 92 fui treinado por várias pessoas na escola bíblica dominical, no curso de evangelismo em 93, curso de aconselhamento em 98 e 2003, Curso de evangelismo de crianças 2013, palestras que assisti e livros que li. É claro que todos estes treinamentos foram baseados na Bíblia.

OBS: Ninguém pode ser pescador de homens se não passar primeiro pelo treinamento de Jesus Cristo. Ninguém pode ensinar aquilo que não aprendeu.

Minha primeira experiência de pescar homens ocorreu no ano 93 após passar pelo curso de evangelismo explosivo e estudar o livro quem é Jesus. Foram cinco jovens convertidos em três meses de ensino.

Neste momento em que falo estas coisas, me lembro de várias pessoas que eu treinei e também vi serem treinadas por outros. Eu louvo a Deus pela humildade e submissão destas pessoas ao chamado de Jesus Cristo.

Com tudo isso que foi citado acima, podemos concluir que Jesus Cristo não se satisfaz somente em te salvar, suprir suas necessidades e te levar para o céu. Enquanto você está aqui na terra; deve se submeter ao treinamento dele, Pois através de você ele quer fazer uma grande pescaria de homens para encher o aquário de Deus.

Há dois mil anos atrás, Deus mudou a escala de prioridades de dose homens e eles entraram para uma escola de pescaria espiritual. Você deseja que o mesmo ocorra com você?

a) comece hoje a ser um frequentador da escola bíblica dominical

b) faça um curso de evangelismo ou leia um bom livro sobre o assunto.

c) Entre para o curso de teologia

d) procure conversar com os Pastores, professores e evangelistas da tua igreja. Pergunte a eles, como você pode alcançar as pessoas para Cristo.

e) procure estudar mais a Bíblia e assim ter condições de instruir e aconselhar as pessoas. (Colossenses 3:16). Sugiro para você o livro "Como estudar a Bíblia sozinho"

f)  Procure orar mais, pois Deus quer te levar aos perdidos do teu bairro, escola, trabalho e outros lugares.

Conclusão - Deus está desejando que seu povo desperte do sono espiritual e busque cada vez mais o treinamento para verdadeira vida. Ele mesmo diz; "Eu sou o caminho a verdade e a vida"

"vinde a mim e os farei pescadores de homens”

 

Pr. Jonadabe

 
| Home