Comunidade Evangélica Rocha Viva

Cristo é o centro de todas as coisas

CRISTO É O CENTRO DE TODAS AS COISAS

Cl. 1. 12-20

 

Esse texto descreve a grande obra que Deus realizou em Cristo - A nossa salvação

 

Hebreus 2 nos alerta a respeito do perigo de negligenciarmos a tão grande salvação.

Porque negligenciar uma coisa valiosa é perdê-la. Pense comigo, você recebeu um grande prêmio em dinheiro e deposita no banco e nunca tira nada de lá. Abandona aquela quantia. Você estará negligenciando o prêmio, o presente que recebeu.

Alguns cristãos creem na salvação, mas olham de longe, como se estivessem num avião, olham do alto, como algo distante, longe, afastado de si. Dão pouca importância.

Não dão o devido valor, não tem um aproveitamento da tremenda verdade que está descrita neste texto.

Paulo fala aqui, nesses versículos que lemos, da supremacia de Cristo sobre toda a criação, na grandeza da salvação que nos deu e de sua igreja, reconciliada com deus, pelo sangue que ele derramou na cruz.

Essas são verdades centrais na sua vida.

I - O que Deus fez por nós em Cristo

1 - v.13 - Temos a declaração de um fundamento: nos resgatou do domínio das trevas.

O que é um resgate? É tirar uma pessoa aprisionada por forças maiores do que ela.

Vejam quando acontece uma guerra, soldados muitas vezes são mantidos prisioneiro pelo exército inimigo. E o governo mobiliza equipes para que possam fazer o resgate, pois aquele soldado capturado, está sem força, não consegue se libertar.

- Se pensarmos agora em esferas espirituais, nossa situação era mil vezes pior do que um sodado prisioneiro do exército inimigo.

- Nos estávamos sob o domínio do império das trevas, encabeçado por aquele que é abominável, aprisionados por aquele que tem si somente malignidade e ódio.

- Mas em Cristo fomos resgatados, libertos dessa maldição eterna. Fomos separados desse terrível inimigo opressor e carcereiro de nossa alma.

Aleluia! Cristo nos resgatou!!  Diga assim:

- Em Cristo, sou resgatado do império das trevas

2 - v.14 - Ele nos transportou para o Reino de Jesus Cristo

Transportou, deslocou de uma prisão nesse império do mal e nos colocou para o Reino de seu Filho Amado. Do domínio do ódio, do rancor, da perdição, para o domínio do amor, da graça e da paz em Jesus Cristo.

- Como que eu posso saber que estou no Reino de Seu Filho Amado? Como eu sei que Ele tem domínio sobre minha vida?

- A Bíblia diz que quando sou transportado para Cristo, a natureza dele passa a habitar em mim. Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim...  Passo a medida em que me rendo a Cristo, pensar com sua mente, olhar com olhos, acolher com suas mãos, amar com seu coração...

De forma que pessoas que eu odiava e desprezava antes, agora eu passo a ama-las. Praticas que eu gostava, agora odeio. Palavras que saiam de minha boca desenfreadamente, agora tem controle, meus braços que sempre estavam cruzados em volta de meu próprio corpo, agora estão abertos para abraçar.

- Esse transporte é o mais importante deslocamento que pode acontecer em nossas vidas. Algumas pessoas vivem pensando em se deslocar, na esperança de ter condições melhores de vida. E nos últimos tempos temos sido chocados com as notícias e imagens que chegam até aqui, de famílias inteiras que tentam atravessar o mediterrâneo para saírem das guerras do oriente médio e chegar na Europa.

Muitos morrem na viagem, outros chegam e ficam vivendo de maneira ilegal, e outros tantos são pegos e mandados de volta, são devolvidos aos seus países de origem.

Mas graças a Deus, que quem está no Senhor Jesus é transportado, tirado, do império das trevas e não tem jeito de ser devolvido para lá, Jesus nunca o deportará.

Meus queridos, apesar de parecer algo dificil e radical é muito simples. Se você ainda não se rendeu totalmente ao Senhorio de Jesus Cristo, não deixe passar mais nenhum dia sem dizer a Ele: Senhor estou aqui, toma minha vida sob seu controle, me leva para o Reino de Graça e Paz. Senhor me leva, me acompanhe, me mostra o caminho para seu Reino... Já que o senhor é o caminho, a verdade e a vida.

Senhor eu quero chegar nesse Reino!

3 - v.14 - Ele é a nossa redenção

Resgate - retirar de um sequestro

Redenção - significa pagar o preço do resgate da escravidão.

Meus irmãos, no período do Império Romano, mais da metade da população era escrava. Se um escravo quisesse ser livre, teria que comprar sus liberdade. Ele tinha um valor para seu senhor, que deveria em pago em troca de sua liberdade.  Imaginem se seu valor fosse de 50 mil, mas você não possuísse nem 50. Então sua chance de ser livre seria bem remota.

Mas imagine que uma pessoa bondosa como Jesus que vem até seu senhor e diz: eu pago esse valor para ele seja livre.

Sim foi isso o que Jesus fez, pagou em valor com o seu sangue.

Nele temos o pagamento da nossa redenção. A culpa eterna por nossos pecados foi anulada, no momento em que a sentença de morte eterna foi cancelada quando Jesus pagou pela nossa redenção na cruz do calvário.  Hoje não culpa e nem condenação! Romanos 8.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

E essa história da nossa salvação, escrita pelo sangue de Jesus.

O transporte, a retirada de um império da escuridão para um reino de luz. A mudança da escravidão para a liberdade em Cristo.

Amados, se pensar, ou ouviu sobre essa salvação não causa em vocês empolgação, se não cria em você um sentimento de profunda gratidão, eu gostaria de te alertar. De dizer que você está como uma pessoa que está se afogando no mar e que alguém vai te resgatar e você ao invés de se lançar na direção dele e deixar que ele te conduza, você começa a lutar contra ele o repelindo dificultando ou até impedindo o salvamento.

Como o som da salvação tem soado em seu coração?

II - Em Cristo foram criadas todas as coisas, tudo foi criado por ele e para ele.

Ele é criador de todas as coisas. Quando olhamos para céu. Contemplamos o universo, vemos a dimensão da obra da Criação de Cristo. Deus como o grande projetor, arquiteto e Jesus, seu filho como aqueles que cria, pelo poder de sua palavra.

Se você quer ser dono de alguma coisa, em Cristo será dono de todo universo. Porque a Bíblia diz que somos coerdeiros dele, que é nosso irmão mais velho.

Tudo converge em Jesus, inclusive daquelas coisas invisíveis. A Bíblia diz que o mundo jaz no maligno, mas o maligno e invisível. Ele também criou o mundo das autoridades, principados.

E hoje eles tem algum controle e influência nessa terra, mas nenhum deles vai mais levantar sua cabeça quando Jesus voltar e colocar todos os inimigos embaixo de seus pés.

Todas essas forças que hoje nós temos que lutar contra, não nos abalarão, não terão mais acesso à nossas vidas se estivermos revestidos de Cristo, que tem todo o poder da criação nas suas mãos e na Sua Palavra.

III - Nele todas as coisas subsistem.

Não compreendemos bem esse poder de manter o universo coeso. E algo que não conseguimos pensar e nem imaginar. Mas sabemos que ele detém isso em suas mãos.

Os cientistas gostariam de ter essa resposta, quais são todas as forças que mantem o universo coeso, de onde elas vêm, como passaram a existir. Deus é fantástico.

E uma das razões para que Paulo, falasse a respeito da existência e subsistência de todas coisas estar em Cristo é para falar da igreja.

IV - Cristo é o centro da Igreja

Jesus é a cabeça do corpo que é a igreja. E nele a igreja subsiste.

Jesus é que manda na igreja, não e o pastor, os obreiros, mas Cristo é que dirige sua obra na terra -  Ele á a cabeça.

Assim como a minha cabeça é centro de controle desse corpo, tudo depende da cabeça.

Assim Jesus é que da vida para igreja.

E Jesus, como cabeça que dá unidade a igreja. Quando seguimos a cabeça que é Cristo, andamos juntos e não divididos.

O que define uma igreja não são nossas experiências, mas é Jesus. Não são as experiências que devem dar a direção, mas Jesus é que deve mostrar o caminho a ser seguido.

Assim como tudo foi criado por Ele, Nele e para Ele da mesma forma acontece na igreja. É somente em Jesus que a igreja subsiste.

Jesus é o centro da criação e Jesus é o centro da igreja.

A qualidade do centro determina a circunferência do amor.  Quanto mais no centro Jesus estiver seja na igreja ou na minha vida, maior será o raio que o amor vai alcançar.

Colocar Jesus no centro é perguntar em toda e qualquer situação: " Jesus, o Senhor quer que eu faça isso?"

Essa tão grandiosa salvação dada a nós por Jesus nos oferece uma nova maneira de viver - onde Jesus está no centro.

Ele nos oferece nesta noite o privilégio de direcionar nossas vidas pelo seu amor.

Se todas as coisas foram feitas por ele e para ele que ninguém saia daqui nesta noite sem dizer: Senhor eu quero ser teu...

Senhor, seja o centro da minha vida,

Senhor, seja o centro de todo meu ser

Senhor, seja o centro de sua igreja.

Paz

 

Pastora Simone

 
| Home