Comunidade Evangélica Rocha Viva

Mefibosete - da vergonha de Lodebar para a honra da mesa do rei.

Mefibosete -  Da vergonha de Lodebar para  a honra da mesa do rei.

Você conhece a história de Mefibosete?

 

 

É sobre essa historia que eu quero falar hoje.  Essa historia fala de esquecimento, sofrimento, mas também de graça, cuidado e benção. Sm 4. 4  

 

 

Por causa disso, dessa fuga, ele havia sobrevivido ao ataque feito à família de Saul. Mas como relata o texto ele caiu durante a fuga e ficou aleijado. Não podia andar somente se arrastava.

E por isso passou a se chamar Mefibosete (homem da vergonha, coisa desprezível).  Vamos lembrar que os problemas físicos nesta época eram vistos como castigo divino.

Ele foi levado então para longe, e ficou morando num lugar chamado Lodebar, totalmente alheio a tudo o eu dizia respeito a quem ele era de quem era filho e neto. Ele tampouco fazia diferença na sua vida que Davi, era muito amigo de seu pai Jônatas e que havia feito a ele uma promessa de que aquela amizade e lealdade seria também estendida para a sua descendência.

Os anos se passaram. Davi sempre considerado um grande rei e amado pelo povo, sempre envolvido nas batalhas achou que todos os descendentes de Saul tivessem morrido. Enquanto Mefibosete, isolado em Lodebar, aleijado e sem nunca poder dizer quem era.

Mas eu quero lembrar uma coisa aqui, e isso serve para instrução de todos nós.

Quando fazemos um voto, uma promessa, nós estamos fazendo uma aliança. E quando isso é feito diante de Deus, quando colocamos o próprio Deus como parte desse negocio, esse voto, essa promessa essa aliança  tem relevância eterna. Ela ecoa na eternidade com Deus, ela tem efeito no mundo espiritual e por isso não pode ser quebrada.

Uma aliança feita com Deus, não será jamais esquecida. Você pode se esquecer mas Deus jamais se esquece!

Sim Deus não se esquece de nada do que nos prometeu! As vezes achamos que está demorando, aconteceram tantas coisas, que parece que o rumo da vida mudou! Mas hoje quero te dizer que Deus não esqueceu!

Deus não se esqueceu daquela aliança feita entre Jonatas e Davi!

Passaram-se anos, mas Deus não se esqueceu!

Você pode ter se esquecido, mas Deus jamais esquece.

Repita assim:  Deus não se esquece de mim!!! Deus não se esqueceu das promessas sobre minha vida!

E porque Ele nunca se esquece, um dia Davi, certamente, instruído pelo Espírito, se lembrou da aliança que havia feito com Jonatas: 2Sm 9.1

Ø Deus nos ensina quanto ao poder de um voto

Dando uma pausa a respeito da vida de Mefibosete, quero passar a instrução que Deus nos dá a respeito da importância dos votos que fazemos:

Quantas vezes irmãos, o Espírito Santo te lembrou daquele voto que você havia feito? Daquela promessa que você fez de servir ao Senhor, de ajudar na Sua obra. De visitar os enfermos, de doar seu tempo para a causa de Cristo.

Feche seus olhos: Peça ao Espírito Santo trazer a sua memória um voto não cumprido. Te lembrar de uma promessa que você fez ao Senhor mas que até agora você não conseguiu cumprir.

Se você se você se lembrou, não perca tempo. Comece agora. Não perca mais tempo, você fez uma aliança com o Todo Poderoso. Ele continua te amando e abençoando mesmo assim. Mas hoje Ele quer como fez com Davi, trazer a sua memória essa promessa.

Chegou a hora de desembaraçar das coisas que tem te aprisionado, e cumprir o voto que você fez.  Pois Deus está hoje requerendo isso de nós. Para que a nossa comunhão com Ele seja cada vez mais plena. Para que cada vez mais próximos Dele, possamos desfrutar mais e mais de Sua Presença.

Ele hoje não está te ameaçando, mas te dizendo:  Isso é para que eu possa me manifestar mais e mais sobre a sua vida. É para que o inimigo não tenha qualquer legalidade sobre você, e não possa te acusar mais por causa desses votos e promessas não cumpridos.

Deus te fala: Eu te amo. Sei das suas dificuldades, mas o meu Espírito está com você. Não tenha medo, se lance na minha presença, ponha seu coração no cumprimento de seu voto, e seu estarei contigo!!! Aleluias.

Ø Da vergonha a honra

Como disse: Deus não havia se esquecido da promessa. Deus não havia se esquecido e nem estava alheio a situação na qual estava vivendo Mefibosete.

Sim anos haviam se passado, anos de vergonha em Lodebar. Anos de cativeiro e deserto espiritual, emocional e social. Mas Deus não havia se esquecido.

Deus não se esqueceu de você! Deus não está alheio ao cativeiro e ao deserto que você está passando.

Qual é a Lodebar, o deserto que você está passando:

· Deserto Espiritual  - você não sente mais a presença de Deus. É como se Ele não falasse mais com você. Como se buscá - lo tenha se tornado algo vazio.  Vir na casa de Deus não te dá mais prazer, na verdade tem se tornado um fardo uma obrigação muito mais para mostrar para os outros do que para você mesmo. Deus me mostrou que muitos aqui estão neste cativeiro e deserto. Não tem mais aquele desejo ardente de estar em comunhão, pelo contrário até preferem estar em casa. Encontram motivos para justificar diante de Deus e deles mesmos essa falta de vontade em estar na igreja e falta de animo para orar.

Mas para quem esta assim hoje. Deus te fala que Ele te ama. Que se lembra das promessas que fez a você.

 

 

· Deserto Emocional – você não tem forças para prosseguir. Existem marcas no seu coração, feridas que sangram.  São pensamentos que misturados com sentimentos tem feito você ficar paralisado. Você tenta superar essas dores, mas parece que está dentro de labirinto, e nunca consegue achar a saída. E a angustia, a tristeza e o isolamento tem tomado conta de você a tal ponto, que você já esta se acostumando, se conformando, achando que é mesmo assim.

Mas para quem esta assim hoje. Deus te fala que te ama. Que se lembra das promessas que fez a você.

 

· Deserto Social – você tem a impressão que corre e corre, mas não chega a lugar nenhum. Na sua vida profissional, parece que nada acontece, você nunca é capacitado o suficiente.  Nos relacionamento com as pessoas sempre tem aquela pessoa que quer te colocar pra baixo, que faz questão de te humilhar. Você  sempre se sente menos do que outros, sua auto estima é cada vez mais jogada pra baixo. Você até tem desejo de fazer algo pra Deus, mas nunca se sente capaz.

Mas para quem esta assim hoje. Deus te fala que te ama. Que se lembra das promessas que fez a você.

 

2 SM 9 . 3 - 5  - Então o rei Davi, mandou trazê-lo de Lodebar....

 

Deus hoje manda te chamar em Lodebar!!!

 

Lodebar não é seu lugar e hoje o rei mande te trazer de Lodebar.

O rei manda te chamar em Lodebar

 

Vs. 7 – Não tenha medo! Somente creia – você serve ao Deus Onipotente!

 

O rei te diz hoje: chega de Lodebar! Chegou o dia de você se sentar a mesa do rei de ter restituído na sua vida a honra que lhe foi tirada.

 

Ele se lembra das promessas e vai transformar a vergonha de Lodebar na hora de estar na mesa do rei.

 

Deus abençõe.

Pra. Simone

 
| Home