Comunidade Evangélica Rocha Viva

Conhecendo a Deus

 

Ao longo dos anos, na minha vida ministerial tenho encontrado muitas pessoas que fazem a seguinte pergunta:"Como eu posso conhecer Deus?

 

“Como eu posso conhecer Deus, o que tenho que fazer para estar mais perto Dele?”

 

E  refletindo sobre vida e trajetória de Abraão que eu quero te falar a respeito dessa pergunta:

 

Na trajetória da vida de Abraão nós podemos ver Deus se mostrando para ele. E, portanto ele ia conhecendo Deus cada vez mais.

Deus mostrava seu caráter para Abraão, na medida em que as coisas iam acontecendo em sua vida. Em cada momento, em cada situação especifica Deus revelou um aspecto de seu caráter.

E conosco acontece da mesma forma.  Deus vai se revelando, vai nos mostrando sua grandeza na medida em que caminhamos com Ele.

 

Então vejam que: Quanto mais andamos com Deus tanto mais o conhecemos! 

 

Abraão caminhou com Deus e Este se revelou de várias formas para Abrão:

 

 I)- Deus revelou-se como Senhor de Abraão

 

Em Gen. 12 fazendo uma chamada radical: “Sai da sua terra e da sua parentela”, mas também fazendo promessas: ”Farei de ti uma grande nação”

 

- Deus também nos chama radicalmente!

 

Assim como Abraão teve que sair das influencias ruins – Nós somos chamados por Deus para deixar hábitos, ambientes e situações que exerçam influencias contrárias a vontade de Deus em nossas vidas.

Deus nos chama para uma nova vida. Deus nos convida para uma mudança do estado das coisas 

 

 

- Assim como com Abraão, Deus quando nos chama faz promessas para nós:

 

 Ele promete uma vida abundante aqui na terra, com paz, tranqüilidade, suprimento das necessidades. Mas ele também promete a salvação de nossas almas.

E para que tudo isso vire uma realidade, para que experimentemos a plenitude de todas as promessas de Deus para nós. Basta que respondamos positivamente ao seu chamado

 

Trace hoje um propósito para sua vida. Responda o chamado de Deus.

Deixe de lado tudo aquilo que te afasta Dele. E deixe que ele, assim como guiou Abrão, guie os seus caminhos e te leve para a terra prometida.

 

 

II) -  Deus revelou-se então como o Escudo de Abraão –Gn 15

 

Após Abraão ter saído de sua terra e partido para onde Deus lhe ordenara ele passou por momentos difíceis. Assim como todos que aceitamos a chamada de Deus.

Abraão teve desavença com seu primo Ló e depois foi enfrentou uma batalha contra um rei poderoso que havia saqueado Sodoma e Gomorra e levado Ló como cativo.

Abraão foi vitorioso na batalha e recuperou além de seu primo, sua família e todos os bens que haviam sido roubados. E ainda foi abençoado pelo rei de Salém , por dar o dizimo de todos os despojos.

Aparentemente tudo estava correndo bem na vida de Abraão – mas Deus sabia dos sentimentos de seu coração:  ele estava com medo.

É ai que :

 

- Deus revelou-se como seu escudo -  v.1

 

Deus sabia que o que afligia o coração de Abraão é a falta de um herdeiro. Ele recebeu a promessa de Deus de fazer dele um grande povo. Mas ele não cria nela plenamente, pois sabia que Sara sua esposa, era estéril.

Quando Deus falou – não tenhas medo era porque Ele, o próprio Deus seria o protetor de Abraão para que todas as suas promessas fossem cumpridas.

 

“Eu sou o seu escudo, eu te protejo para que você viva cada uma das promessas que te fiz, mesmo que as circunstancias digam o contrário. E se você confiar em mim e deixar que eu te proteja certamente será grande sua recompensa”

 

-          Deus hoje nos fala que ele é o nosso escudo.

 

Assim como ele seria o guardião da vida de Abraão para que todas as promessas fossem cumpridas assim ele quer guarda nossas vidas.

 

Se Deus fez promessas para você, não duvide delas por causa das circunstâncias ou das impossibilidades, mas faça hoje como Abraão.

 

-          Ouça o chamado de Deus dizendo – sai da sua tenda e olha para o céu.

 

Deus te convida hoje para sair desse plano de visão limitado. Limitado porque é condicionado pela sua capacidade.

Olhe para o céu contemple a sua grandeza e veja que o Deus que criou o céu é muito maior. E é esse Deus – grande e ilimitado - que quer te guardar que quer ser o seu escudo.

Creia nesse poder ilimitado de Deus para cumprir suas promessas mesmo que pareça impossível

 

Que Deus nos abençoe!

 

Simone Cabral             – Pb. da Com. Ev. Rocha Viva  

Coordenadora do ITERV – Instituto Teológico Rocha Viva.

 
| Home Teologia Conhecendo a Deus