Comunidade Evangélica Rocha Viva

O cristão e a Internet

 

 

 

(1 Cor 6:12) Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

 

 

 

 

A Internet, ou Worl Web Wide (Rede de alcance Mundial ) é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo IP.

Rede, consiste em 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, os quais podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc. )

IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão).

É através do IP que você é identificado.

A internet, carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados, infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.( Skype, MSN )

De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, hoje nós temos cerca de 76 milhões são brasileiros.

E-mail: É um correio eletrônico, um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização.

Site, sítio, website, sítio, é um conjunto de páginas web, isto é, de textos acessíveis na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a Internet.

Os sites da Internet, em geral, podem ter os seguintes propósitos:

Institucional: muitas empresas usam seus sites como ponto de contato entre uma instituição e seus clientes, fornecedores, etc. No caso de instituições comerciais, usam-se sites também para comércio eletrônico, recrutamento de funcionários etc. Instituições sem fins lucrativos também usam seus sites para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. Submarino, Americanas.com, Catho, Vagas, etc.

Informações: veículos de comunicação como jornais, revistas e agências de notícias utilizam a Internet para veicular notícias, por meio de seus sites. Jornalistas freelancer e indivíduos comuns também publicam informações na Internet, por meio de blogs. Uol, Terra, Folha on Line, Estadão, CBN.

Aplicações: existem sites cujo conteúdo consiste de ferramentas de automatização, produtividade e compartilhamento, substituindo aplicações de desktop. Podem ser processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores de imagem, softwares de correio eletrônico, agendas, etc. Microsoft, Broffice.org;

Armazenagem de informações: alguns sites funcionam como bancos de dados, que catalogam registros e permitem efetuar buscas, podendo incluir áudio, vídeo, imagens, softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites. Youtube, Wikepedi, Google, Yahoo.

Comunitário: são os sites que servem para a comunicação de usuários com outros usuários da rede. Nesta categoria se encontram os chats, fóruns e sites de relacionamento. Orkut, Facebook, Groupon, Peixe Urbano.

Portais: são chamados de "portais" os sites que congregam conteúdos de diversos tipos entre os demais tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa. Recebem esse nome por congregarem a grande maioria dos serviços da Internet num mesmo local. Globo.com, R7.

BLOG Um blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008.

Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004, por ex-estudantes da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão a Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. O website possui mais de 500 milhões de usuários ativos, No "Ad Planner Top 1000 Sites", que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em junho de 2010, o Facebook aparece como 1º colocado, com 540 milhões de visitas e um alcance global de 35% registrados no mês de abril.[

Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las.

O YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006[2]) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos desenvolvidos pelo site.

LinkedIn é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em Maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais. Em Abril de 2011 atingiu 100 milhões de usuários no mundo. No Brasil, atualmente são 3 milhões.

O Second Life é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Dependendo do tipo de uso, pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome "second life" significa em inglês "segunda vida", que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida "principal", "real".

MSN, Hotmail, oficialmente Windows Live Hotmail, é o nome de um serviço de correio eletrônico gratuito da Microsoft, baseado em acesso pela web. O Hotmail foi um dos primeiros serviços de email da internet. O MSN, é uma forma de se comunicar gratuitamente, on line, em tempo real, com qualquer pessoa no mundo, seja onde ela estiver, desde que haja comunicação via Internet. Comunicação Texto, Voz e Imagem.

Skype, é um software que permite também comunicação pela Internet através de conexões de voz, texto e imagem.

Smart Phone, é um celular, porém recebe mensagens, acessa net, MSN, email, etc.

“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações.” Pv 21.2 (Veja também: Sl 7.9; 17.3; 139.1)

“...Eu sou aquele que sonda mente e corações, e vos darei a cada um, segundo as vossas obras.” Ap 2.23

“Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes... Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês.” Ef 4.19 e 5.3

”Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês.” Ef 5.3

“Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele.” 1Ts 4.7 ; Hb 13.4)

“Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério.” Hb 13.4

”Ordena e ensina... Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, tornar-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” 1Tm 4.11,12

Não há dúvidas que a Internet, assim como os meios tradicionais de comunicação como o Jornal impresso, a Revista impressa, o Rádio e a Televisão, são tecnologias que melhoraram e muito a comunicação e a vida das pessoas.

Se pararmos para pensar, na década de 80 o meio de comunicação mais ágil era o telefone e o rádio.

Hoje, exames, compras ( das coisas mais simples, a mais complexas ), consultas, documentos, laudos, pesquisas, tudo é possível realizar na Internet,

Hoje, o que acontece em minutos no Japão, como a tragédia do Tsunami, em meia hora após a catástrofe, você tinha imagens, fotos e vídeos do acontecimento.

Hoje você se comunica on line, em tempo real, com uma pessoa do outro lado do mundo.

Um email corporativo, é um documento legal, com teor e aspecto jurídico.

Quem não consulta o Google nas pesquisas mais variadas, sendo um instrumento importante de busca.

Enfim, podemos constatar que a Internet, é uma ferramenta poderosa de comunicação global, e podemos concluir que é um benefício para toda a humanidade.

Porém, sempre temos a maliginidade que ronda e se infiltra nas coisas boas.

Nos antigos classificados dos Jornais, havia uma sessão destinadas para as acompanhantes, classificados de prostituição.

As novelas da Rede Globo, chegaram a apresentar cenas de pornografia, no horário nobre para todo o Brasil.

Na internet, não é diferente, existem sites de sexualidade, e que atraem homens, mulheres, jovens.

De forma discreta, apresentam propagandas, sobre mulheres lindas, onde num piscar de olhos, atraídos pela sedução do anúncio, logo estão conectados no mundo do “ prazer “.

Um dos pontos de preocupação a ser destacado, são os sites de Relacionamento.

FACEBOOK , ORKUT assim como outros, pessoas utilizam-se desse instrumento para estarem conectados com um outro universo de pessoas, sejam conhecidas ou não, e dentro desse universo se transformam.

Mostram uma vida que não vivem, principalmente jovens cristãos, ao envés de serem LUZ DO MUNDO e SAL DA TERRA, estão seduzidos pelo canto da sereia, cedendo as paixões que o mundo oferece.

Pensam que estão enganando os outros, mas estão enganando a si mesmo.

Criar o seu Perfil, com fotos com roupas sensuais e justas, exposição do tórax, dos musculos, etc. Nos seus conteúdos falam de tudo menos de Deus. Expõe fotos mostrando caras e bocas, se importando muito mais com a aparência do que com o interior.

Criar mundos virtuais, amigos virtuais, uma vida virtual, uma vida sem Cristo.

Usam MSN, para ficar horas TECLANDO com amigos, numa linguagem de outro mundo, e acabam utilizando essa mesma linguagem na escrita.

Ficam horas no MSN, com um colega, mas quando se encontram, não conseguem desenvolver nenhuma conversa.

E os vídeos do Youtube? Esquecem que o mundo inteiro está vendo o que publicaram.

Atualmente, o computador é uma ferramenta de trabalho necessário, assim como um aparelho eletrônico que faz parte dos euqipamentos de uma residência.

As pessoas quando chegam em casa do trabalho, consultam seus e-mails, acessam o MSN, o Skype, o Facebook, o Orkut, etc.

Existem chats, salas de bate papo, onde as pessoas se relacionam, sejam para aperfeiçoamento da língua, de conhecimento, de estudo, ou afins.

As pessoas estão alienadas na busca de informações, conhecimento, que mal chegam em suas casas e partem para a segunda jornada de trabalho, só que em casa,porém direcionadas para sua vida pessoal.

Existem lares, onde cada pessoa da família possui um notebook, e apesar de estarem no mesmo teto se comunicam via MSN.

Onde as pessoas encontram atenção? Nos relacionamentos da NET.

Casais, ESTOU FALANDO DE FATOS QUE OCORREM DENTRO DA IGREJA E FORA DA IGREJA.

Existem casamentos, que estão sendo destruídos devidos conversas virtuais reais com outras pessoas.

O homem não tem atenção, a mulher não tem atenção, começa um relacionamento de AMIZADE na NET, daqui a pouco, marca o encontro real, e literalmente ocorre a traição.

Sabe aquela conversa “ há enquanto você ouve, você não dá muita atenção, mas quando ocorre perto de você, ai você fica atento”.

Em uma das nossas igrejas, a cerca de uma semana, apareceu um rapaz Diácono, que pediu oração, pois a sua esposa, um Diaconiza, pediu a separação, pois conheceu um homem pelo MSN.

O grande problema é que as pessoas são fracas, não estão firmadas com Jesus Cristo efetivamente, e se deixam seduzir pelo canto da sereia.

Jovens, Homens, Mulheres, hoje o Senhor está proporcionando uma oportunidade de abrir os nossos olhos, dos nossos filhos, das nossas famílias.

Satanás veio para ROUBAR MATAR E DESTRUIR.

Não diga que isso nunca vai acontecer com você, pois jamais devemos subestimar a capacidade do inimigo.

Nós devemos estar vigilantes e atentos.

Pais, não deixem seus filhos 24 horas na NET,ou por longo período de tempo, e tenha autoridade sobre os seus filhos. O que você está vendo, o que você está fazendo, deixa eu ver. Imponha limites.

Filhos, sejam obedientes aos seus pais, tenha certeza que os seus pais querem o melhor para você. Ao invés de ficar horas na NET, leia um bom livro, alimente sua mente com coisas boas, medite na Bíblia Sagrada, lembre-se: MENTE VAZIO OFICINA DO DIABO.

Não venha com desculpas dizendo, estou vendo pesquisa de escola, site cristão,você sabe que tem horas que seus pais não vão estar com você, portanto, não seja VIRTUAL, TENHA UMA VIDA REAL ILUMINDA PELA LUZ DE CRISTO.

CASAIS, marido você casou para fazer sua esposa feliz, esposa você casou para fazer seu marido feliz. Você tem dado atenção para sua esposa/marido?

Casal, vocês estão conversando ou a NET é mais importante do que uma boa conversa com sua esposa(o)?

Amados, É FÁCIL COLOCAR A CULPA NAS MULETAS, MAS QUEM NÃO ANDA É VOCÊ, A DEFICIÊNCIA ESTÁ EM VOCÊ?

A ÚNICA FORMA DE SER CURADO, É SER VERDADEIRO COM VOCÊ, POIS DEUS SABE QUE VOCÊ ESTÁ DOENTE.

QUERO LHE CONVIDAR À ABRIR SEU CORAÇÃO PARA JESU, E FAZER COM QUE O ESPÍRTO SANTO ATUE EM VOCÊ.


”Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão, em vossos corações. E tudo que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus.”
Cl 3.16,17

* Bom senso, moderação, prudência, fidelidade à Deus a todo tempo e em qualquer lugar, respeito aos valores da família, obediência à Bíblia Sagrada, como estilo de vida, amor ao próximo e busca contínua de santificação (Hebreus 12:14 e I Tess. 4:3) – Estes sãos alguns dos principais conselhos de Deus, de como usar a internet e não ser usado!!!

“... E Jesus nos salvou da malícia do mundo mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”. Tito 3:3 – 5

Graça e Paz

Pr.Danilo Puchetti

 

 
| Home Vida Cristã O cristão e a Internet