Comunidade Evangélica Rocha Viva

Abra os meus olhos Senhor

 

Abra os meus olhos Senhor!

 

Alguns dias atrás eu estava meditando no texto de Atos sobre a conversão de Paulo.

 

Ele depois se encontrar com Cristo ficou cego, e houve a necessidade de que uma escama saísse de seus olhos, para que ele pudesse começar a desfrutar da nova vida como servo de Jesus Cristo.

Por que isso aconteceu? Que mensagem é essa que Deus quer nos comunicar através desse evento? Por que essa figura da escama aparece ali na conversão de Paulo?

De alguma forma a visão de Paulo precisava ser ampliada. Ele antes via através das escamas, mas para servir a Cristo, para ter uma vida de fé, ele precisava ver de forma diferente. Acredito que essas escamas eram símbolo de uma visão espiritual que ele estava adquirindo.

Lembrei então de outro texto que fala também sobre um homem que teve sua visão ampliada. E hoje quero compartilhar com vocês a respeito da nossa necessidade de termos nossos olhos abertos para as coisas espirituais.

Texto : II Reis 6:8 -18


Neste texto, o rei da Síria fazia guerra contra Israel, e Deus revelava os planos do adversário ao profeta Eliseu. E o rei soube que o profeta estava em Dotã; para lá enviou, à noite, cavalos, carros e um grande exército. E o moço do profeta acordou bem cedo e viu um grande exército cercando a cidade, e com medo acordou o profeta Eliseu e disse: Ai, meu senhor! O que faremos?

O moço teve medo, mas isso aconteceu porque ele acreditava naquilo que seus olhos naturais viam.

Então o profeta Eliseu respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

Havia uma crise! Um exército cercando a cidade.  Um homem cercado pelos inimigos que queriam mata-lo. Mas ele estava tranquilo! Como isso é possível?

Essa segurança de Eliseu de onde vinha? Por que ele não sentia medo diante daquela ameaça?

Ele estava seguro nas experiências que tinha com Deus!

Eliseu usava os olhos da fé para se orientar e não dava crédito apenas aos que seus olhos naturais viam.

Ele tinha passado por situações que o haviam ensinado a olhar além do visível!

 

E como tem sido em nossas vidas, muitas vezes  nos sentimos encurralados? Num beco sem saída? Em meio a uma guerra? Nos sentimos só, parece que Deus se esqueceu de nós.

 

Parece que tem um rei da Síria, nos ameaçando com seu exercito poderoso de carros e cavalos.

 

E como estamos nos comportando? Como Eliseu, confiando nas promessas e nas experiências que temos com Deus, ou estamos apavorados como o moço?

Estamos olhando para toda a situação apenas com os olhos naturais? Ou estamos buscando ver essa situação à luz da nossa fé?

 

Bíblia nos diz para estarmos com os olhos abertos “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (I Pd 5:8).

 

Estamos percebendo o mundo espiritual a nossa volta? Ou achamos que tudo é natural?

Eliseu via algo que o moço não estava vendo, por isso estava tranquilo.

Ele então orou pelo moço: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos [espirituais] para que veja.

Ver com os olhos da fé é crer. E depois que o Senhor abriu os olhos do moço, ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Posso citar outros personagens bíblicos que viram além do visível:

  • Moisés –  quando o povo estava entre o mar e faraó

“Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êx 14:13-15)

  • Davi – quando resolve enfrentar Golias

“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (I Sm 17:45).

Eliseu sabia que Deus sempre está presente

Por isso “Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (II Rs 6:16).

 

O profeta Eliseu no momento mais crítico e difícil responde com grande confiança: "...mais são os que estão conosco...". Jesus esta conosco todos os dias. “..., porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (I Jo 4:4).

“...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28:20).

Paulo escreveu assim em II Coríntios 5:7: "Porque andamos por fé e não por vista."

Andar por vista é acreditar na aparência daquilo que vemos. Mas Paulo disse que devemos andar por fé, o que é bem diferente.

Para que o moço de Eliseu visse os cavalos e os carros de fogo sobre os montes, ele não fez um curso para ter domínio numa técnica especial de oração. Os olhos da sua fé foram abertos por uma oração: "Senhor abra os olhos do moço, para que veja"

Quem sabe, até este momento você tem acreditado em algumas coisas que têm aparência de verdade, cheiram como verdade, outros atestam que são verdadeiras, mas não passam de declarações humanas?

Mas hoje quero compartilhar com você a palavra que diz::

“Porque para Deus nada é impossível” (Lc 1:37).

 

O monte estava cheio de cavalos e carros, um grande exercito de inimigos “...eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade;...” (II Rs 6:15). No meio das adversidades ali estava Deus com carros e cavalos de fogo para garantir a vitória de seu filho

 

Deus quer que a nossa visão seja aberta. Que como Paulo as escamas da visão limitada caiam de nossos olhos.

 

Para que possamos ver que não estamos sozinhos nesta luta, Jesus esta conosco para nos ajudar e socorrer. Deus quer nos acudir, quer nos socorrer, quer suprir as nossas  necessidades. Ele é poderoso para fazê-lo.

 

Hoje Deus pode enviar suas carruagens de fogo para nos atender, não podemos nos esquecer de que há um grande exercito a nossa volta.

“O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl 34:7).

“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hb 1:14).

O exército dos inimigos desceu para a peleja, para o ataque, para a batalha. Porém o homem de Deus orou e os olhos dos soldados Sírios ficaram cegados.

Quando oramos ao Senhor, o mal não prevalece, não avança, pois nenhuma arma forjada contra nós prosperará.

“Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR” (Is 54:17).

Deus nos dará sempre a vitória sobre os nossos inimigos, quando agimos conforme a Sua palavra, vencendo o mal com o bem.

O Senhor quer abrir os seus olhos, Ele quer operar nesta situação que você se encontra hoje, é um problema financeiro, familiar ou uma enfermidade.

Qual o vale que você se encontra hoje? O Senhor quer abrir os seus olhos e com certeza você vai poder enxergar o Seu agir sobrenatural em sua vida. Tudo pode ser tornar diferente a partir de hoje, se você conseguir abrir os seus olhos e começar a enxergar o mundo espiritual.

Onde está o rei da Síria? Onde estão os soldados? Onde estão os inimigos? O que você está enxergando?

O Senhor quer mudar a sua visão, neste problema, nesta ameaça, nesta luta, nesta dificuldade. Se hoje você deixar o Senhor abrir os seus olhos, você ira sair daqui como um vitorioso (a), você vai sair daqui com cabeça erguida, você vai sair confiante, pois O senhor está comigo, no que temerei “...Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31).

 

Que a bênção de Deus esteja sobre a sua vida!

Pra. Simone Cabral

 

 
| Home Vida Cristã Abra os meus olhos Senhor