Comunidade Evangélica Rocha Viva

Jesus a Fonte das Águas Vivas

altJesus, a Fonte das Águas Vivas João 7.37-39

 

No filme Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas, eles buscam a fonte da juventude – lá haveriam águas mágicas capazes de dar além de juventude de trazer cura.

É também certo que ao longo dos tempos sempre temos filmes e contos com essa temática – da fonte da juventude.

Isso atrai os homens – mas é interessante perceber que apesar de fantasioso não deixa de ser um desejo do coração dos homens – ser eternamente jovens e não ficar doentes.

Mas tão contráditorio e surpreendente é que temos essa fonte disponível.

Jesus é essa fonte. Ele mesmo disse.

Ele é a fonte que traz vida, cura , transformação e eternidade.

“No último dia, o grande dia da festa dos Tabernáculos, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Rios de água viva irão jorrar e brotar do íntimo de quem crer em mim.” (João 7.37-39)

v A Festa dos Tabernáculos tinha dois aspectos distintos na época do Templo.

Nessa festa, também chamada de cabanas, os povo ficava durante sete dias em cabanas. Uma parte da festa era consagrada ao louvor e ações de graça. O toque das trombetas convocava o povo, que se postava nas ruas para assistir à marcha dos sacerdotes que iam ao tanque de Siloé, enchiam uma vasilha de prata de água e depois rumavam para o templo e a derramavam no altar.

Era um cortejo glorioso de sacerdotes vestidos de branco, instrumentos musicais, corais. Os levitas se faziam acompanhar por músicos em instrumentos de corda, sopro e percussão durante a recitação dos Salmos 113 a 118 – (Hallei) especialmente as palavras messiânicas do Salmo 118, versos 25 e 26: “Ó Senhor, salva, Te pedimos! Ó Senhor, nós te pedimos, envia-nos a prosperidade. Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

Esse ritual de derramamento de água simbolizava ações de graça pela chuva que possibilitou a colheita do ano. Orações por mais chuva eram feitas para possibilitar a colheita da próxima estação.

Podemos imaginar a cena grandiosa:

O grande cortejo de sacerdotes vestidos de branco, os levitas, os instrumentos, o derramamento da água no altar… e Jesus, em pé, nas sombras das grandes colunas do templo observando. Ele, o Eterno, o Filho de Deus, o Logos, a Palavra Viva que se fez carne, Aquele quem falou através da Lei dada no Monte Sinai para que se observasse a Festa dos Tabernáculos.

Agora Ele estava ali, em pessoa, vendo a observância de uma ordenança Sua.

Assim que o cortejo passou com o clamor nos lábios do Salmo: “Ó Senhor, salva, Te pedimos…” Jesus se levanta e sua voz explode num grito carregado de misericórdia: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. (João 7.37-38).

Ali estava em pessoa Aquele de quem os profetas haviam falado.

Ele era o cumprimento de todas as promessas.

O Messias veio e habitou entre nós. (João 1.14).

Vs. 40-44O texto diz que alguns creram que ele era um profeta, outros que era o Cristo e os fariseus queriam prende-lo.

Mas Jesus estava ali para dizer que aquele ritual nada mais tinha de significado, pois ele era a fonte da águas vivas

1. Jesus é fonte das águas vivas.

Se ele disse ser a fonte das águas vivas, podemos concluir que poderiam haver outras fontes das quais as pessoas bebiam. Jeremias 2:13, Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

Israel, como povo de Deus, havia deixado a Deus para cavar as suas cisternas tentando saciar a sede de sua alma em outros lugares. Se na antiguidade esse povo ao invés de contar com o poder de Deus preferia aliar-se as nações poderosas, agora esse povo vivia em função de uma lei que em muito se distanciava do propósito de Deus.

E naquela festa Jesus veio alertar que não adiantava fazer a festa, o ritual e buscas saciar a sede em outras fontes.

v Esse brado de Jesus (disse em alta voz) também é para nós hoje. “ Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de águas viva.”

v Hoje também, existem muitas fontes nas quais o homem tem procurado beber. O homem procura saciar a sua sede em terapias alternativas, como é comum ver as pessoas procurando o zen budismo, as filosofias orientais para diminuir o stress, buscando o poder dos cristais, meditando em pirâmides, buscando um equilíbrio interior, fazendo romarias a lugares santos, procissões em busca de um milagre.

v Mas tudo isso é em vão, são cisternas rotas como eu disse. As águas dessas cisternas são misturadas, inúteis para saciar a sede da alma.

v São águas que não curam as enfermidades do espirito. Só Jesus é a fonte das águas vivas.

2. Jesus é fonte onde todos podem beber

Jesus convida a vir até a ele. Se alguém tem sede, venha e beba.

Não é preciso fazer penitências, não é preciso subir escadas de joelhos, não é preciso caminhar milhares de quilômetros, não é preciso repetir preces intermináveis, não é preciso repetir mantras desconhecidos, não é preciso viajar quilômetros até Meca, não é preciso tomar banho em nenhum rio, não é preciso viajar para nenhum santuário, não é preciso sair de igreja em igreja.

Jesus é a fonte que podemos chegar e

v Ele estará na sua casa quando você chegar,

v Ele estará junto ao seu lado quando você deitar.

v Ele está aqui, e agora mesmo Você pode aqui, agora, beber da água viva, você pode a qualquer momento beber da água viva.

A fonte é acessível: se alguém tem sede venha a mim e beba...

A qualquer momento, a qualquer hora, em qualquer lugar, sem pagar nada, sem sacrifícios, você pode beber água viva.

3. Jesus é fonte que nunca seca

1 Coríntios 10:4, e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.

João 4.13 e 14, Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Jesus Cristo é fonte eterna por isso é inesgotável.

Israel bebeu no deserto de uma fonte espiritual, quando Moisés tocou a rocha e água jorrou.

E Hoje, nós bebemos da mesma fonte, Jesus.

Na eternidade beberemos dessa mesma fonte, Jesus. Apocalipse 22:1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.

Todas as fontes que o mundo oferece, além de não saciarem a sede do coração do homem, desaparecerão.

Jesus é fonte inesgotável de água viva, porque Jesus é o princípio e o fim, o alfa e o ômega.

v Um dia, todos os livros de meditação virarão pó.

v Um dia, todos os ensinamentos de Buda serão esquecidos.

v Um dia, todos os escritos para tentar saciar a sede do homem serão apagados e de nada servirão.

Mas as palavras de Jesus são eternas. Passarão os céus e a terra; mas, as palavras de Jesus não passarão.

4. Jesus é fonte de transformação.

v Quem bebe dessa fonte, não permanece o mesmo.

v Essa fonte cura feridas, essa fonte limpa os pecados,

v Essa fonte muda o coração,

v Essa fonte dá uma nova natureza,

v Essa fonte dá vida abundante.

A fonte é Jesus, a água que Ele dá é o Espírito Santo.

Você é transformado porque quando você bebe na fonte, a água da fonte passa a viver em você.

Por isso ela é chamada de água viva. Quando você bebe na fonte a água da fonte passa a fluir a partir de você.

As outras fontes que existem, mas que não são fontes de águas vivas não produzem refrigério para o coração. As pessoas estão sempre buscando, mas, nunca alcançando.

Em todas elas as mudanças são buscadas de fora para dentro.

Jesus, a fonte de água viva nos muda de dentro para fora:

2 Coríntios 3:18, E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Sem que eu perceba, sem que você perceba o Espírito Santo, a água viva que flui de dentro de nós, vai nos moldando à imagem de Cristo, porque: Filipenses 1:6, Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Se você ainda não veio à fonte, venha para Jesus. Se você está sedento, se sua vida é sem sentido, se você está sempre com aquele sentimento de que alguma coisa está faltando; Jesus está dizendo para você: se você tem sede venha a mim e beba...

Se você já veio, descubra as inesgotáveis e eternas riquezas que há nessa fonte.

Na fonte que é Jesus, quanto mais você bebe, mais você quer beber. Quanto mais você quer beber, mais você tem para beber.

Palavra Ministrada: Pra. Simone

 

 
| Home Vida Cristã Jesus a Fonte das Águas Vivas